O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é a instituição dentro da Prefeitura responsável por orientar a gestão documental dos órgãos do executivo municipal, bem como recolher, organizar, preservar e dar acesso aos documentos de caráter permanente produzidos e recebidos pela PBH.
O APCBH guarda documentos de formatos e suportes variados. São mais de 1.500 metros lineares de documentos textuais e 1 milhão e 200 mil itens documentais como fotografias, mapas, projetos arquitetônicos, cartazes, fitas VHS, microfilmes entre outros.
O AtoM (Access to Memory - Acesso à Memória) é um software de descrição arquivística voltado para a web e baseado nas normas do Conselho Internacional de Arquivos (CIA).
O AtoM do APCBH tem por objetivo promover a difusão de documentos sob custódia da instituição e fornecer elementos de descrição em vários níveis que permitam aos usuários conhecer o acervo. Por meio do sistema, o cidadão terá acesso ao Guia do Acervo do APCBH e a parte dos documentos, plantas, projetos arquitetônicos e fotografias que já estão digitalizados e disponíveis para pesquisa. Os documentos são descritos e digitalizados continuamente e inseridos no sistema.
